Olá, Lendo esta definição voltei a recordações de anos atrás quando não tinha em meus pensamentos e planos ter um filho. Ainda bem que o Universo conspirou (e nós ajudamos) para que essa criaturinha tão especial que é nosso filho tenha nos dado a honra de nos escolher como pais e nos proporcionar esta vivência especial de amar, amar sobre todas as coisas. Definição de filhos por José Saramago: "Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente, da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo". | ||
|
segunda-feira, 27 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
O significado da Pedagogia Waldorf nos tempos atuais
A importância da Pedagogia Waldorf é maior hoje do que na época do seu surgimento no início do século. A afirmação é da representante da Associação Internacional dos jardins de Infância Waldorf no Brasil, a pedagoga Christa Glass. Ela acredita que a humanidade evoluiu na área tecnológica e científica, mas deixou muito a desejar quanto ao aperfeiçoamento de valores morais.
Todo o aparato tecnológico veio para poupar o tempo e facilitar a vida das pessoas e isso tem sua validade. Entretanto, a falta de desenvolvimento na consciência levou a exageros como o de querer educar a criança por meio de computador já na pré-escola. Não é que os recursos tecnológicos não devam ser usados, eles podem ser empregados, desde que na hora certa. Uma criança na pré-escola anseia por exemplos vivos para aprender a lidar com o próprio corpo e com a própria vida. Nenhuma máquina pode desempenhar esta função – só mesmo o ser humano. Em sua palestra, Christa descreveu as crianças de hoje: “Elas estão mais acordadas, presentes, acabam de nascer e nos olham com um grande ponto de interrogação, então acreditamos que são super inteligentes e que temos que ensinar-lhes muitas coisas”. Mas será que ensiná-las a manusear artefatos eletrônicos é uma verdadeira preparação para o futuro? Segundo Christa, preparar para o futuro é justamente um dos objetivos da Pedagogia Waldorf, e não só para o futuro individual: o que se tem em vista é contribuir também para a própria evolução da humanidade. Para isto é fundamental buscar a essência humana e compreender como essa essência pode desabrochar.
Christa Glass questionava em sua palestra: “O que de fato é essencial ao ser humano? É poder competir melhor, fazer o vestibular, ser Doutor e ganhar muito dinheiro? Ou encontrar o seu campo de atuação dentro da sua proposta de vida e crescer no seu processo individual de evolução? A Pedagogia Waldorf acredita na segunda hipótese e desenvolveu recursos pedagógicos para atingir essas metas, como por exemplo, o uso de materiais naturais e brinquedos artesanais, a narração de contos de fadas, a abordagem artística de conteúdos teóricos, entre outros procedimentos. Tais recursos não colocam a criança fora da realidade, como pensam alguns. Pelo contrário, dão a ela uma rica vivência interna e imagens que a fortalecem psiquicamente, tornado-a apta a enfrentar a dura vida moderna.
O nosso tempo cultua as máquinas. Apesar do aparente progresso que elas representam, a sociedade se mostra cada vez mais desumana e mais perto de casos de violência, adolescentes envolvidos com drogas, gravidez precoce, suicídios e total perda de valores e respeito pelo ser humano. É por isso que a Pedagogia Waldorf criada em 1919, é mais atual do que nunca – ela busca, acima de tudo, conectar crianças com o que há de mais humano em seu interior.
*Texto extraído do Informativo da Escola Pólem em BH.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Mais um ensinamento
Torne-se um lago
O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d"água e bebesse.
"Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
"Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
"Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
"Qual é o gosto?"
"Bom!" disse o rapaz.
"Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.
"Não" disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
"A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".
O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d"água e bebesse.
"Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
"Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
"Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
"Qual é o gosto?"
"Bom!" disse o rapaz.
"Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.
"Não" disse o jovem.
O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
"A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Receita chinesa para viver
Olá,
Você certamente esperava encontrar uma receita mágica feita com ingredientes especiais, pouco conhecidos e que além de tudo faça efeito sem muito esforço. Na verdade é o que todos procuram, porém se enganam.
A receita para uma vida longa e saudável não está num vidro ou numa fórmula. Assim como muitas coisas na vida dependem de ATITUDE, esta receita que agora vou te apresentar também fala de atitude como nos ensinam os sábios orientais.
Eis que um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"É muito simples. É só: Comer a metade. Andar o dobro. E rir o triplo."
Quando você vai começar? Depois me escreva e conte como está sendo esta experiência.
Fraterno abraço
Angel
Você certamente esperava encontrar uma receita mágica feita com ingredientes especiais, pouco conhecidos e que além de tudo faça efeito sem muito esforço. Na verdade é o que todos procuram, porém se enganam.
A receita para uma vida longa e saudável não está num vidro ou numa fórmula. Assim como muitas coisas na vida dependem de ATITUDE, esta receita que agora vou te apresentar também fala de atitude como nos ensinam os sábios orientais.
Eis que um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"É muito simples. É só: Comer a metade. Andar o dobro. E rir o triplo."
Quando você vai começar? Depois me escreva e conte como está sendo esta experiência.
Fraterno abraço
Angel
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Dança comigo?
Abril...
O tempo vai passando e cada fase na vida de um filho é a maior alegria. Tenho vivido muitas e sinto estar sem tempo para escrever, pois teria um "case" para contar por dia, mas este eu não quero perder. Na última segunda-feira, ao voltar para casa após a escola o jantar já foi uma delícia. Divertido como sempre é quando cardápio são panquecas. Aliás, massa de panqueca por que o garotinho não curte o recheio. Ele ajuda a misturar os ingredientes, lembra que não pode faltar o "fio dourado" (azeite de oliva), farinha de trigo integral, uma pitada de sal e pimenta e outros sabores.... Depois disso a melhor etapa, fazer as letras do nome e comê-las uma a uma.
Mas o melhor veio em seguida: "Mãe, vamos ouvir uma musiquinha." E lá foi ele atrás do aparelho de som portátil, herança da tia Fátima, sintonizou em uma frequencia qualquer e me convidou para dançar!
Passos prá cá, passos para lá e a nossa cozinha se transformou em salão de baile. Uma maravilha. Aquela mãozinha, o sorriso no rosto, era só alegria. Acho que vamos ter um pé de valsa em casa. Assim seja!
Era isso. Até a próxima história.
O tempo vai passando e cada fase na vida de um filho é a maior alegria. Tenho vivido muitas e sinto estar sem tempo para escrever, pois teria um "case" para contar por dia, mas este eu não quero perder. Na última segunda-feira, ao voltar para casa após a escola o jantar já foi uma delícia. Divertido como sempre é quando cardápio são panquecas. Aliás, massa de panqueca por que o garotinho não curte o recheio. Ele ajuda a misturar os ingredientes, lembra que não pode faltar o "fio dourado" (azeite de oliva), farinha de trigo integral, uma pitada de sal e pimenta e outros sabores.... Depois disso a melhor etapa, fazer as letras do nome e comê-las uma a uma.
Mas o melhor veio em seguida: "Mãe, vamos ouvir uma musiquinha." E lá foi ele atrás do aparelho de som portátil, herança da tia Fátima, sintonizou em uma frequencia qualquer e me convidou para dançar!
Passos prá cá, passos para lá e a nossa cozinha se transformou em salão de baile. Uma maravilha. Aquela mãozinha, o sorriso no rosto, era só alegria. Acho que vamos ter um pé de valsa em casa. Assim seja!
Era isso. Até a próxima história.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Uma mensagem de Final de Ano para tocar o coração
Último dia do ano.
Já ao acordar muitos pensamentos, sonhos da noite passada, como será este dia, vale a apena avaliar, repensar.... eu só quero estar com minha família, curtir cada segundinho maravilhoso de paz e tranquilidade
Já ao acordar muitos pensamentos, sonhos da noite passada, como será este dia, vale a apena avaliar, repensar.... eu só quero estar com minha família, curtir cada segundinho maravilhoso de paz e tranquilidade
que conquistamos. Sentir o perfume de nossa casa, o carinho, os beijos e os abraços do meu doce filho e meu eterno amor. Gostar de gostar. Gostar de estar junto. Gostar de amar.
E as horas vão passando....
Eis que chega uma mensagem de um amigo distante. Emocionante.
Junto com as lágrimas a certeza de que vale a pena continuar. Temos muito a fazer, mesmo que pareça pouco.
Quero em 2011 fazer a diferença para alguém e aprender mais profundamente a essência da vida.
Compartilho com vocês.
Feliz Ano Novo!
E as horas vão passando....
Eis que chega uma mensagem de um amigo distante. Emocionante.
Junto com as lágrimas a certeza de que vale a pena continuar. Temos muito a fazer, mesmo que pareça pouco.
Quero em 2011 fazer a diferença para alguém e aprender mais profundamente a essência da vida.
Compartilho com vocês.
Feliz Ano Novo!
sábado, 9 de outubro de 2010
Um mar de conhecimento
Tem um Cardume por aí que anda vagando, nadando prá lá, prá cá, escondido no fundo no oceâno por que não sabe para onde ir e com medo dos predadores naturais. Mas existe um coral colorido que vai ajudar os peixinhos desse Cardume a se encontrar, abrir a concha e descobrir uma linda pérola escondida.
No coral Instituto Eckart fazer com paixão é a nossa grande diferença. O desenvolvimento e crescimento das “gentes” são a nossa inspiração. Nós, através de uma visão holística, alcançamos resultados surpreendentes, porque a gente olha o agora sempre com um olhar para frente. Ter olhos para um oceâno melhor é o primeiro passo para enxergar como realizar esse mundo melhor.
Não é só de caça e pesca que vivem os seres marinhos. Não é só pela estética e design que se destacam as formosuras. É preciso inteligência, ser um "polvo" legal.
Nossa onda:
Ateliê da Vida - orientação pessoal e profissional
Cursos, capacitação e treinamento
Eventos gratuitos
Ensino a distância
Salas virtuais de áudio conferência
Vamos surfar juntos?
Conheça também:
www.eadportoalegre.com.br
No coral Instituto Eckart fazer com paixão é a nossa grande diferença. O desenvolvimento e crescimento das “gentes” são a nossa inspiração. Nós, através de uma visão holística, alcançamos resultados surpreendentes, porque a gente olha o agora sempre com um olhar para frente. Ter olhos para um oceâno melhor é o primeiro passo para enxergar como realizar esse mundo melhor.
Não é só de caça e pesca que vivem os seres marinhos. Não é só pela estética e design que se destacam as formosuras. É preciso inteligência, ser um "polvo" legal.
Nossa onda:
Ateliê da Vida - orientação pessoal e profissional
Cursos, capacitação e treinamento
Eventos gratuitos
Ensino a distância
Salas virtuais de áudio conferência
Vamos surfar juntos?
Conheça também:
www.eadportoalegre.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
